RSS

Mônaco

26 Dez

Depois de visitar a pequena Èze, partimos para conhecer Mônaco, que como muitos sabem, é um país independente dentro da França. Ele fica a menos de 1 hora de Nice, portanto é bem tranquilo fazer um bate-volta. Para quem está de carro, existem vários estacionamentos fechados e pagos em vários pontos da cidade de Monte Carlo, o que facilita bastante para os turistas. Depois da luta para estacionar em Èze, encontrar esses estacionamentos com vagas sobrando foi um alívio! 🙂

Mônaco é local dos ricos e famosos e não tem quem não tenha visto na televisão as belas imagens de Monte Carlo e de seus monarcas. Lá tudo parece meio surreal, já que você vai ver tantas Ferraris, Maseratis e Porsches na rua, que parecem até que são os carros econômicos do país! Para quem curte a Fórmula 1 então, Mônaco é o símbolo de um dos grandes prêmios de rua mais clássicos da categoria e andar pelas mesmas pistas do circuito é uma sensação impagável para os fâs.

A primeira atração que visitamos foi o clássico e suntuoso Cassino de Monte Carlo, que também é um dos pontos marcantes dos grandes prêmios de F1 e já foi cenário de vários filmes famosos e até do último desenho “Madagascar 3”, o que gera uma identificação imediata, inclusive para as crianças. Quando contei para o meu filho que esse era o local onde os pinguins do desenho jogavam, ele se lembrou logo! Infelizmente não é permitida a entrada de crianças, mas a beleza do salão principal com seus lustres é impactante.

Monaco - Cassino de Monte Carlo

Bem em frente ao cassino fica uma bela praça florida, de onde é possível tirar belas fotos. É justamente nessa praça que fica a entrada para o estacionamento subterrâneo, o que é bem prático.

Monaco - Praça Cassino

Monaco - Cassino de Monte Carlo 2

Ao lado do cassino ficam os clássicos Café de Paris e Hotel de Paris, sendo esse último só indicado para quem tem realmente muito dinheiro. No hotel existe um restaurante e os carros básicos dos clientes ficam estacionados na porta para a alegria dos pobres mortais que nunca viram um daqueles na vida.

Monaco - Cafe de Paris

Monaco - Hotel de Paris

Monaco - Carro

Caminhando pela rua na parte de trás do hotel, você tem um belo visual da Marina de Monte Carlo, que também é um dos pontos famosos do circuito de F1. Aproveitamos para tirar umas fotos e depois pegamos o carro novamente e seguimos pelo roteiro do circuito, ou seja, descemos a pista em curva do Mirabeau para em seguida entrar no túnel e finalmente desembocar na marina. Vou te dizer uma coisa: não deve ser nada fácil entrar e sair daquele túnel a mais de 300 Km/h, pois a diferença de luminosidade é bem grande. Infelizmente eu não tirei fotos das ruas do circuito.

Monaco - Marina 1

Do outro lado da marina fica uma pedra alta, cujo topo é condecorado com algumas das principais atrações da cidade. Existe um estacionamento fechado bem grande no meio da pedra e elevadores para subir até ao topo, portanto também é outro local bem fácil para se visitar de carro. Assim que você chega no topo dá de cara com a primeira atração: o Museu Oceanográfico de Mônaco. Esse enorme museu, fundado pelo Príncipe Albert I, conta com um grande acervo e tem até um aquário em seu subsolo com uma variedade bem grande de espécimes.

Museu Oceonografico

Subindo a Avenida Saint-Martin a próxima parada foi a Catedral de Mônaco, que é muito bonita e elegante por fora e por dentro.

Monaco - Catedral 1

Monaco - Catedral 2

Monaco - Catedral 3

Saindo da catedral o melhor é dar uma volta com calma pela Vila de Mônaco, que são várias ruazinhas de pedestre com bastante comércio e algumas arquiteturas interessantes. É bem turístico, mas mesmo assim vale a pena, até porque é caminho para a próxima atração.

Monaco Ville 1

Monaco Ville 2

Caminhando até o final da vila na direção oeste chega-se a principal e imperdível atração dessa parte da cidade, que é Palais Princier, que nada mais é do que o Palácio Real de Mônaco. Foi a atração que mais gostamos, pois o palácio é realmente muito bonito por dentro e todos os cômodos são de extremo bom gosto, mas infelizmente não é permitido fotografar. Destaque especial para a sala do trono! A entrada custa €7 para maiores de 7 anos de idade, o que dá direito ao um audioguia em diversas línguas.

Monaco - Palais Princier 1

Monaco - Palais Princier 2

Além do belo palácio, essa região proporciona, em minha opinião, os mais belos visuais da cidade. De cada lado do palácio tem um mirante para as marinas que ficam ao redor da rocha e as paisagens em um belo dia de sol, como o que pegamos, são muito bonitas! Rende umas belas fotos, portanto não esqueça de verificar os dois lados.

Monaco - Vista Marina 1

Monaco - Vista Marina 2

Depois desse ótimo passeio, pegamos estrada e retornamos a nossa base em Nice, mas aproveitamos para fazer outro caminho na volta e conhecer novos locais. Pegamos a Basse Corniche, que é a estrada mais baixa e atravessamos várias cidades interessantes, mas infelizmente o trânsito e os sinais pelo caminho tornaram a viagem mais demorada do que o previsto. De qualquer forma valeu pela oportunidade de conhecer, mesmo que do carro, algumas cidades costeiras interessantes.

Acompanhe e curta também o Wazari no Facebook

Leia também:

Nice: onde se hospedar
Nice: um passeio pela cidade